Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira , 2394 - CEP 87820-000 | (44) 3675-4300 | adm@cidadegaucha.pr.gov.br |
Acessibilidade

SECRETARIA. / Saúde

Secretário Municipal de Saúde


Responsável:  Wesley Ferian
Telefone:  (44) 3675-1870
Email:  saude@cidadegaucha.pr.gov.br

Telefone:

Agendamento Fone: 44 3675-1870

Secretaria de Saúde :44 3675-2427


E-mail: saude@cidadegaucha.pr.gov.br

 

Missão:
Servir à população assegurando o seu bem estar, através das políticas públicas de saúde, com foco na promoção, prevenção, proteção e reabilitação, garantindo o acesso humanizado dos usuários aos serviços de saúde no Município de Cidade Gaúcha, bem como a participação social.

A Secretaria de Saúde atua com os seguintes programas:

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA:
Objetiva a execução das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças na atenção básica, criando um vinculo com a população de área determinada através da proximidade e conhecimento do perfil desta população. Tem a responsabilidade primordial de prestar uma assistência com visão integral de saúde, considerando o individuo e sua inserção no meio sócio-ambiental e cultural onde vive, facilitando a co-participação do cidadão na ação do cuidado individual e coletivo da saúde.

PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER:
Objetiva o acompanhamento e a intervenção nas questões relacionadas a saúde da mulher, como o pré-natal, aleitamento materno, preventivo do câncer de mama e colo do útero, climatério e menopausa, mortalidade materna e ou em idade fértil e planejamento familiar, entre outros.

PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Objetiva o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os sete anos, vigilância nutricional, imunização, assistência ás infecções respiratórias, diarréicas e outras intercorrências.

PROGRAMA DE CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA E DIABETES:
Ações que visam detectar, tratar e acompanhar a população hipertensa e diabética, bem como, sensibilização da população jovem e adulta sobre os fatores de risco, cuidados preventivos e de controle destas patologias.

PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE
Visa diagnosticar, tratar e recuperar a saúde dos portadores da doença, bem como medidas para a proteção e prevenção contra a mesma. A tuberculose é doença antiga, ligada a associação de condições físicas e sócio-econômicas dos doentes, que responde bem ao tratamento quando realizado adequadamente.

PROGRAMA DE HANSENIASE
Visa fazer o diagnóstico precoce da doença evitando seqüelas e o estigma que a doença causa, tendo como apoio a família.

PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE
Visa ações de caráter preventivo da doença, centrados no controle do mosquito , participação da população bem como de entidades sociais.

PROGRAMA DE SAÚDE DO IDOSO
As ações visam o conhecimento da população acima de 60 anos a e a identificação da mesma, o acolhimento priorizado e humanizado nos serviços de saúde, a atuação integral a saúde, ações compartilhadas com a intersetorialidade, principalmente visando a saúde mental e qualidade de vida ao Idoso.

PROGRAMA DE DST/AIDS
Visa o diagnóstico precoce da doença , quebrando a cadeia de transmissão.Trabalhos preventivos de conscientização da população.

CONTATO - Secretário Municipal de Saúde