Fale com a Prefeitura | (44) 3675-4300

Secretaria de Saúde

Edirlei Bonadio da Costa
Secretária Municipal de Saúde

(Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Funcionaria Pública da SESA (Secretaria de Saúde do Estado do Paraná) desde 1986 na área de Saúde Pública)
Telefone: Fone: 44 36752427 – Cel.: 44 9930 2478
E-mail: saude@cidadegaucha.pr.gov.br

Missão:
Servir à população assegurando o seu bem estar, através das políticas públicas de saúde, com foco na promoção, prevenção, proteção e reabilitação, garantindo o acesso humanizado dos usuários aos serviços de saúde no Município de Cidade Gaúcha, bem como a participação social.

A Secretaria de Saúde atua com os seguintes programas:

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA:
Objetiva a execução das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças na atenção básica, criando um vinculo com a população de área determinada através da proximidade e conhecimento do perfil desta população. Tem a responsabilidade primordial de prestar uma assistência com visão integral de saúde, considerando o individuo e sua inserção no meio sócio-ambiental e cultural onde vive, facilitando a co-participação do cidadão na ação do cuidado individual e coletivo da saúde.

PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER:
Objetiva o acompanhamento e a intervenção nas questões relacionadas a saúde da mulher, como o pré-natal, aleitamento materno, preventivo do câncer de mama e colo do útero, climatério e menopausa, mortalidade materna e ou em idade fértil e planejamento familiar, entre outros.

PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Objetiva o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os sete anos, vigilância nutricional, imunização, assistência ás infecções respiratórias, diarréicas e outras intercorrências.

PROGRAMA DE CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA E DIABETES:
Ações que visam detectar, tratar e acompanhar a população hipertensa e diabética, bem como, sensibilização da população jovem e adulta sobre os fatores de risco, cuidados preventivos e de controle destas patologias.

PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE
Visa diagnosticar, tratar e recuperar a saúde dos portadores da doença, bem como medidas para a proteção e prevenção contra a mesma. A tuberculose é doença antiga, ligada a associação de condições físicas e sócio-econômicas dos doentes, que responde bem ao tratamento quando realizado adequadamente.

PROGRAMA DE HANSENIASE
Visa fazer o diagnóstico precoce da doença evitando seqüelas e o estigma que a doença causa, tendo como apoio a família.

PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE
Visa ações de caráter preventivo da doença, centrados no controle do mosquito , participação da população bem como de entidades sociais.

PROGRAMA DE SAÚDE DO IDOSO
As ações visam o conhecimento da população acima de 60 anos a e a identificação da mesma, o acolhimento priorizado e humanizado nos serviços de saúde, a atuação integral a saúde, ações compartilhadas com a intersetorialidade, principalmente visando a saúde mental e qualidade de vida ao Idoso.

PROGRAMA DE DST/AIDS
Visa o diagnóstico precoce da doença , quebrando a cadeia de transmissão.Trabalhos preventivos de conscientização da população.